sábado, fevereiro 14, 2009


Semente de Vulcão

Quem ainda não ouviu a banda Semente de Vulcão, esta perdendo a chance de escutar uma banda criativa e de músicos da melhor qualidade. Os vocais são delicados e as letras são intensas. E se você curti Tropicalismo é uma banda que não pode faltar na sua Playlist.

Semente de Vulcão é uma banda nascida no Recife no final de 2007, quando seis jovens resolveram se unir para tocar músicas autorais nos mais variados lugares, sem nenhum tipo de obrigação e preocupação com o ambiente. Isso se refletiu nos instrumentos, a maioria deles acústicos, para que o som se faça ouvir até em locais abertos e sem mesa de som, como parques e praias. Usam-se violões, craviola e bandolim. Para não fugir do convidativo som acústico, a bateria fica de fora e entram o cajon, a zabumba, o triângulo e o pandeiro. A banda traz composições regionais, carregadas de psicodelismo e sinestesias. Músicas de protesto e românticas também não ficam de fora do repertório fazendo jus às influências dos componentes. Toques de Ave Sangria, Alceu Valença, Zé Ramalho, Secos e Molhados, do Tropicalismo e da Beatlemania podem ser percebidos em várias músicas.

Veja entrevista com a banda:

1. Como foi montar a Semente de Vulcão?
A Banda foi formada no primeiro quadrimestre de 2007, partindo das idéias de João Menelau e Leonardo Stegmann. Da formação atual da banda João Menelau já havia tocado Juntamente com Ruan Andrade, Raone Trajano e Rostan Júnior. Anderson Lopes teve sua inserção no grupo através de um anúncio na internet.

2. Fale um pouco das influências de cada um na banda.
As influências da banda são variadas o que se reflete diretamente no som que fazemos. João Menelau traz fortes influências de Alceu Valença e Ave Sangria. Leonardo Stegmann tem Beatles, Raul Seixas e Lula Côrtes como base de sua inspiração. Ruan Andrade Traz para a banda a força dos Mutantes e Secos e molhados. Raone Nogueira tem um apego especial por muitas das bandas e artistas supracitados e Também da turma Mineira do Clube da esquina. As percussões a cargo de Rostan Jr e Anderson Lopes trazem artistas regionais como seu suporte inspirativo.

3. Qual o processo de composição?
O Processo de composição não segue uma pragmática metodologia. As canções tanto podem surgir a partir de um texto ou poesia, como a letra pode surgir de uma harmonia ou melodia. Os arranjos em si são produzidos pela banda como todo.

4. Falem sobre a produção do cd.
O EP foi gravado em primeiro lugar no estúdio de Proclo na IputingaPE , onde foram gravadas as faixas guia e as percussões. Foram preciso pouco mais de 5 horas para que as mesmas fossem gravadas. As cordas e vocais foram gravadas no Carozo Records nos aflitos. Em pouco tempo estava tudo já pronto para ser mixado e posteriormente masterizado. As músicas que fizeram parte desse projeto foram escolhidas por meio de votação realizada pelos integrantes da banda. Foi um processo complicado devido ao número de música que já tínhamos prontas e ensaiadas e que facilmente poderiam ter feito parte do EP.

5. Como vocês vêem o mercado Fonográfico aqui em Recife?
O cenário musical do Recife é algo no mínimo contraditório. Gritou-se aos quatro cantos do mundo o movimento manguebeat, onde a diversidade cultural era o carro chefe do mesmo. Bem, o que se vê hoje de diversidade está longe do significado da palavra em questão. Uma enxurrada de bandas que vêm de outros estados para tocar na nossa cidade e uma verdadeira venda nos olhos para os valores locais é um fenômeno de fácil observação. Até mesmo por esse motivo a mesma estratégia utilizada por artistas durante várias décadas no século passado, até hoje é utilizada pelos atuais. A migração para maiores pólos no intuito da busca pelo reconhecimento fora de casa para finalmente o reconhecimento na sua cidade de origem.

6. E como vocês se vêem nesse mercado? Existe uma preocupação?
Existe sim uma preocupação. Não por conta da aceitação do público em si, mas pelo fato do espaço que é dado às bandas que não tem um nome reconhecido na cidade. Não descartamos a possibilidade de procurarmos outro mercado rapidamente; infelizmente antes mesmo de uma maior conquista na fatia do bolo mercadológico em nossa cidade de origem.

7. Vi que a maioria dos instrumentos são acústicos, como funciona o show? A facilidade que os instrumentos acústicos têm em suas características é um ponto positivo para nós. Podemos apresentar nosso trabalho facilmente em qualquer que seja o lugar. Quando nos apresentamos em casa de shows, procuramos fazer com que a mescla de ritmos e de interpretações torne o show atraente e realmente o público saia satisfeito com o que viu e escutou.

8. Quais são os futuros planos da banda?
Falar de futuro é um pouco complicado para quem ainda luta para ter um presente forte. Pensando para o ano de 2009 os planos da Semente de Vulcão são basicamente o aumento da nossa experiência com a banda, ou seja, aumentar o currículo de participação em shows e festivais, Gravação de um vídeo clipe, composição de mais músicas para no início de 2010 gravarmos um cd completo e não mais um EP como o de 2008.

9. Valeu Pessoal, Boa sorte pra vocês e podem soltar o verbo agora.
Quero agradecer ao espaço dado por meio da internet às bandas independentes e que tenho certeza que, por um lado se esse processo de divulgação facilitou a pirataria, facilitou a divulgação. E procuramos tê-la como aliada. Aqui também faço convite para aqueles que tiverem curiosidade acessarem o nosso myspace (www.myspace.com/sementedevulcao), nossa comunidade e perfil no Orkut, onde por esses meios divulgamos as datas de nossas apresentações, para que possam nos assistir ao vivo. Um ótimo carnaval e um feliz 2009 a todos!

Semente de Vulcão é:
João Menelau: Vocais e Violão
Ruan Andrade: Contra-Baixo, Violão e Vocais
Raone Nogueira: Violão e Vocais
Leonardo Stegmann: Violão, Craviola e Bandolim
Rostan Júnior: Percussões
Anderson Lopes: Percussões

LINKS:

Myspace
Orkut
E-mail: sementedevulcao@gmail.com

Contato: (81)9607-1901 ou (81)8860-3465





Etiquetas: , ,

poplaranja - 5:11 da manhã
......................................................................................................................................

1 comentários

POPLARANJA É?
Juliana Orange. Estudante de música da UFPE. Toca nas bandas AMPSLINA e VOYEUR. Gosta de escrever sobre música e bandas e tirar fotos de shows.

Onde? Recife - PE


Contato Imediato


» Beba desse suco:

- AMPSLINA
- FOTOS POPLARANJA
- JUORANGE
- LUMO COLETIVO
- VOYEUR
- SWEET FANNY ADAMS


www.flickr.com
Este é um módulo do Flickr que mostra as fotos públicas de Pop Laranja. Faça o seu próprio módulo aqui.


» Laranjadas anteriores
The Sinks
Johhny Hooker na metrópole
Little Joy
Promoção Voyeur
Show Supersoniques
Zefirina Bomba em Recife
Bonnies em Recife
Ampslina com nova vocalista
Grito Rock
SFA no UK


março 2007

abril 2007

maio 2007

junho 2007

julho 2007

agosto 2007

setembro 2007

outubro 2007

novembro 2007

dezembro 2007

janeiro 2008

fevereiro 2008

março 2008

abril 2008

maio 2008

junho 2008

julho 2008

agosto 2008

setembro 2008

outubro 2008

novembro 2008

dezembro 2008

janeiro 2009

fevereiro 2009

março 2009

junho 2009


Contador de acesso e visitas
Restaurantes